Academia de Princesas- Shannon Hale

10 julho 2017

Olá queridos!!! Tudo bom?


O Porre de Leitura e Livros está muito feliz com a leitura que irei compartilhar com vocês: Academia de Princesas.




No reino de Danland, existe um um vilarejo bem distante da capital chamado Monte Eskel, seria ele esquecido se não fosse o único fornecedor de “pedra da cantaria”, usada nas construções do reino. Todos na aldeia trabalham nas pedreiras, menos Miri, uma garotinha de 14 anos, considera fraca demais para o serviço.
Miri mora com seu pai e sua irmã Marda, ela ama muito sua família, seu maior sonho era ser como os aldeões, trabalhar na pedreira, e assim poder ser útil.



“Dizia-se pela aldeia que algo considerado inútil era “mais fraco que o braço de um homem da planície”. Quando ouvia esse ditado, Miri tinha vontade de cavar um buraco na rocha e se esconder lá nas profundezas”.



Além disso, a extração das pedras é muito importante elas são a única fonte de renda de Monte Eskel, ainda assim os trabalhadores ganham pouco e vivem na miséria, pois a única moeda de troca é alguns poucos alimentos, que por vezes não são suficientes para o forte inverno.
Isolada e distante de tudo e de todos, o povo daquele lugar era praticamente esquecido. Mas, tudo começa a mudar. Certo dia, chega a pedido do rei o Mandatário-mor, para anunciar que os padres do reino revelaram que a futura esposa do príncipe, viria de Monte Eskel. Todas as garotas entre 12 e 17 anos devem se dirigir imediatamente para a Academia de Princesas, onde frequentaram por 1 ano, tempo onde irão ter aulas e tornar-se adequadas para o cortejo.
A princípio todo o reino fica mortificado, os vindos da capital ficam insatisfeitos pois menosprezam os moradores da montanha, já o vilarejo, não acredita na veracidade da informação, uma vez que sempre foram um povo esquecido. Ademais muitas garotas ficaram fora e a comunidade sentirá falta, tudo ficará mais difícil sem algumas mãos trabalhadoras. Miri se revolta, pensar em ficar um ano longe de seu pai é algo que a entristece, e o pior Marda acabou de completar 18 e ficará fora da seleção.


A história se inicia quando todas as meninas chegam na Academia, lá elas conhecem a Tutora Olana, resignada para ensinar tudo que uma princesa deve saber, etiqueta, conversação, escrita e leitura entre outras coisas.
A princípio as cenas acontecem no vilarejo, nesse momento a leitura é um pouca mais densa, pois trata-se de uma narrativa com bastante detalhes. Após esse primeiro momento a Academia ganha mais ênfase, as meninas passam a se acostumar com suas rotinas, e é nítido a evolução delas.
Miri passa a querer aprender cada vez mais, e aquela menina que era tratada apenas como fraca e frágil no vilarejo  e que não tinha nenhuma amiga, começa a ser vista com outros olhos.As personagens secundárias se mesclam em dois tipos, as que gostam de Miri e fazem amizade, e as que querem apenas ganhar e invejam nossa protagonista à partir do momento que ela começa a ganhar destaque.  
Inicialmente eu tinha uma ideia equivocada sobre a trama, achava que seria parecida com A Seleção de Kiera Cass, contudo devo admitir que não se parece em exatamente nada, apesar de referir-se a uma escola de princesas.
Também pensei que seria um livro clichê, imagina minha surpresa quando descobri toda a grandeza dessa história. Um ponto muito bacana que ainda não citei é o toque de fantasia que a autora deu a narrativa, o povoado esconde segredos sobre a pedra da cantaria.


“A linha do prumo está balançando.
O falcão da primavera está voando.
O Monte Eskel está cantando.”


Sendo meu primeiro contato com a autora Shannon Hale, fiquei muito satisfeita, pois além de ser uma escrita simples e leve, que fluí de maneira natural, foge completamente da monotonia, cada capítulo é inserido um novo “segredo”, e o desfecho é surpreendente.
Academia de Princesa não é o livro que eu esperava, ele ainda melhor, mil vezes. Encantador, envolvente e cativante, esses são alguns dos adjetivos para essa trama.


Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS