Alma? - Gail Carriger (#1 O protetorado da Sombrinha)

12 julho 2017

Olá pessoal! Tudo bom?

Hoje vou falar de um livro que superou todas as expectivas que eu tinha a cerca dele: Alma?



Em Alma? Conhecemos Alexia ou como manda os costumes londrinos Sra. Tarabotti, uma solteirona de 26 anos, mas afinal de contas com sua aparência não poderia esperar-se outro estado cível. A jovem possui atributos físicos inadmissíveis para o padrão atual, advindos de sua descendência italiana, como o nariz proeminente, tom de pele azeitonado, cabelos escuros e densos e curvas acentuadas em seu corpo, todos esses aspectos são considerados ultrapassados em relação a moda. Contudo, o pior é a falta de alma da garota. Alexia é uma preternatural, o que significa que não possuí alma, e como consequência consegue neutralizar os poderes de seres sobrenaturais.

“Os sobrenaturais, fossem eles vampiros, lobisomens ou fantasmas, só existiam em virtude da superabundância de almas, um excedente que se recusava a morrer.”

Embora a jovem é uma sem alma, ela possui sentimentos e um ótimo senso crítico, apesar de as vezes ser um pouco mal-humorada. Outra caraterística da personagem é a teimosia e a inclinação para estar em lugares errados em horas erradas que resultam quase sempre em confusão.
Para confirma esse fato, logo no início da narrativa a moça se mete em uma situação bem atípica. Ao ir a um baile sem comida, e estando com muita fome, nossa protagonista não vê outra saída do que pedir para que o mordomo traga um lanche.

“A srta. Alexia Tabotti não estava se divertindo naquela noite. Os bailes da sociedade não passavam de distrações medíocres para solteironas e, embora ela fosse uma delas, não era do tipo que via graça neles [...]”

 A fim de não chamar atenção ela decide ir até a biblioteca fazer a refeição, lá encontra um vampiro errante e pouco informado, já que não sabia da condição sem alma dela, o que é considerado pouco educado e fora da moda, que tenta à atacar. Porém, ao contrário das outras jovens essa sabe se defender muito bem e acaba matando seu agressor com sua sombrinha equipada. Acontece que além de perder uma refeição ela se vê encrencada, pois Lorde Maccon lobisomem representante do departamento governamental para assuntos sobrenaturais (DAS), a encontra, e Alexia terá que explicar como esse homicídio em legitima defesa se sucedeu.
Enquanto o DAS tenta tomar todas as devidas providencias, ou seja, assegurar o mínimo de plateias, assim como investigar o desconhecido vampiro, percebem que as algumas coisas estão fora do normal, como o desaparecimento de integrantes sobrenaturais e o surgimento de novos vampiros errantes.
Logo a Sra. Tarabotti ganha maior visibilidade dos vampiros e lobisomens, fato muito oportuno para que a moça se enfie entre Lord Maccon e seu beta professor Lyall, afim de se aventurar junto a eles nas investigações, afinal uma preternatural poderia muito bem fazer parte do DAS não é?!.



A trama se passa em um cenário completamente diferente do que os leitores estão acostumados, uma vez que os seres sobrenaturais andam de forma livre na sociedade, mas não é qualquer sociedade, e sim londrina em pleno século XIX, ou seja, a narrativa mescla vampiros, lobisomens, fantasmas entre outros, com pessoas normais. Tudo isso gera um mundo onde todos convivem de forma natural com figuras diferentes, existem leis e regulamentos para a boa convivência. O resultado disso é mais ou menos assim, um romance de época de fantasia. Todas as cenas são permeadas por muita ação, o que o leitor de Alma? não se sentirá é entediado.  
Alexia é incrível, sem sombra de dúvida transformou-se em minha personagem feminina favorita. Muito além de uma dama ou uma solteirona, pois ao mesmo tempo que mantém um ar delicado mostra-se inteligente e com ideias bem formadas, dona de uma opinião muito forte, me roubou várias gargalhadas ao longo da leitura. Em relação aos personagens secundários a trama segue a linha de não decepcionar o leitor. Lord Maccon é um lobisomen quente e explosivo que conta com a ajuda de seu beta Professor Lyall, não só em suas investigações, mas também para lhe dar um pouco mais de educação e tentar amenizar o modo rude de seu alfa.
A escrita é realizada em terceira pessoa, e fiquei verdadeiramente encantada com a autora Gail Carriger, não encontrei ao menos um defeito para citar sobre o livro. Uma história nada previsível, com cenário e personagens únicos. Uma leitura diferente que me deixou vidrada ao ponto de ler todo ele em apenas um dia.
Alma? Faz parte da série O protetorado da sombrinha, no total são quatro livros: Alma?, Metamorfose?, Inocência? e Coração?.
Como vocês já sabem sou apaixonada por livros do gênero fantasia, bem como os de romances de época, imagina a minha surpresa ao me deparar com uma história onde tudo se junto de forma intensa. Fiquei apaixonada por Alma? e não vejo a hora de ler a continuação. Indico a todos, desde os que são fãs de romance até os que curtem um mistério.





E aí galera gostaram da resenha? Já leram Alma??





Beijos.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS