Balada 80 - Denise Barbosa

02 agosto 2017

Olá meus amores!!! Tudo bom?



Hoje é quarta e como nosso cronograma diz é dia de resenha, mas não é qualquer resenha e sim o livro da autora parceira do Porre de Leitura e Livros: Denise Barbosa





Em balada 80 conhecemos Vanessa uma garota de 15 anos. Ela é uma adolescente muito antenada, suas roupas estão sempre na moda, sua fala é cheia de gírias, ouve e assiste músicas e filmes apenas atuais e não sai antes de atualizar seu status do facebook.
 Por muitas vezes, acaba se isolando em mundo só dela, preferindo conversas pelo celular do que pessoalmente.


“ Reconheço que sou muito ligada a redes sociais e isto acaba atrapalhando um pouco perceber o mundo a minha volta. Mas assumo que prefiro as conversas desenvolvidas virtualmente àquelas com pessoas que estão ao meu lado. Não sei, é mais forte que eu.”


Além disso, tem preconceito com tudo que é antigo.


“ – Sei lá, não curto aquela velharia, não.”


A jovem nutre sentimentos por Ricardinho, o garoto mais popular e lindo da escola, que por sua sorte está solteiro, mas o problema é que Vanessa nunca teve coragem de conversar com ele, já que esse está sempre rodeado por amigos. Até que um dia suas turmas se juntam em uma aula de educação física e tudo muda. Mas, logo ela percebe que Ricardinho tem um gosto muito diferente do dela, ele é culto, gosta de ler e é fascinado pelos anos 80. Se ela quiser conquistá-lo terá que abrir mão de seus preconceitos e aprender um pouco mais sobre essa época.

Entretanto, um acidente de moto deixa seu pai em estado grave, correndo risco de vida, o que a deixa devastada e à distrai completamente dessa tarefa.
Marilia sua melhor amiga percebendo sua tristeza faz de tudo para a animá-la e à convence a ir na feirinha comer um dos quitutes que vendem por lá. Já em seu passeio, ela encontra uma senhora vendendo um colar com uma pedra exatamente igual ao anel que seu pai deu de presente, e decide comprar, mas, antes de ir embora a vendedora conta uma história de uma lenda sobre a pedra do novo colar, é lógico que Vanessa decide não acreditar.

 Enfim em casa, descobre que o estado de seu pai piorou, desolada vai a seu quarto tentar dormir para não pensa, mas não antes de deseja com todo coração poder fazer algo para seu amado pai.
E é nesse ponto que sua vida vira de pernas para o ar. Ao acordar percebe que alguma coisa está diferente.

Grande parte do livro se passa nos anos oitenta, época em que sua mãe era adolescente, um tempo onde a internet ainda não existia, e o pior de tudo: ainda não tinham inventado a chapinha.
Vanessa é o tipo de adolescente que ainda não se encontrou, inicialmente ela não me chamou atenção, à achei fútil, mas conforme fui lendo percebi que tratava- se de uma menina muito inteligente e com opiniões fortes. Gostei muito da forma com que a autora trabalhou a protagonista, e por fim fiquei apaixonada por ela. Em relação aos personagens secundarias, adorei sua melhor amiga, mas quem realmente roubou meu coração foi sua mãe.

A narrativa é envolvente, e a escrita é leve e fluida, terminei a leitura em apenas um dia, não consegui dormir até descobri o que aconteceria com Vanessa.
Achei uma leitura muito gostosa, e acho que um dos pontos que mais me agradou foi a riqueza de descrição, conforme eu ia lendo pude sentir como teria sido se eu tivesse nascido nos anos 80. Outro ponto positivo, foi todas as referências da música nacional que a autora colocou.

A capa está simplesmente linda, e os detalhes da diagramação são maravilhosos, todo inicio de capitulo leva a imagem de uma fita, o que deixa o livro um verdadeiro charme.
Balada 80 é da Denise Barbosa uma autora nacional de infanto juvenil, e chegou a mim como cortesia da autora.
Um livro divertido e emocionante, com certeza uma leitura para ser realizada em um dia, recomendo a todos principalmente aos fãs dessa década maravilhosa 80.



Espero que tenham gostado 





Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS