O Meu Melhor Amigo é Gay - Dielson Vilela

01 setembro 2017

Olá meus queridos ! Tudo bom?



Hoje o Porre de Leitura e Livros traz uma resenha de um livro do autor parceiro do blog Dielson Vilela: O meu Melhor Amigo é Gay



Carlos é um adolescente de 17 anos, que esta zangado e magoado com seu melhor amigo por ter escondido e omitido que era gay, por isso decide sair um pouco para beber e pensar, mas na volta acaba presenciando  um crime horrível, onde três jovens encapuzados matam de forma cruel um morador de rua por puro preconceito.


" - O que é? O que eu fiz? - Perguntou o mendigo, no banco [...]Você não fez nada, apenas nasceu".


Chegando em casa sua mãe o convence a não ir atrás da policia,  por medo de  que o filho acabe em maus lençóis.Ainda assustado com o incidente o jovem começa a refletir sobre vários assuntos da vida, acontece que agora que vivenciou uma cena terrível, percebeu que a alguns dias atrás quando descobriu a verdadeira orientação sexual de seu amigo, agiu de forma completamente preconceituosa e injusta, jogou fora uma amizade de anos. Seu melhor amigo foi expulso de casa pelos pais e agora ele não consegue parar de pensar que poderia ser o Marcio no lugar daquele mendigo morto. Por esta razão ele cria um blog : O meu melhor amigo é gay.



A narrativa é escrita por meio de postagens no blog, tendo inicio em seu primeiro post, horas após ter visto o assassinato que o fez refletir suas ações.
No início ele queria contar como foi o choque de saber que seu amigo era gay, bem como descobrir seu paradeiro, contudo conforme os dias vão passando, ele percebe que muitas pessoas passaram por alguma situação do tipo e começa a gostar de escrever.

É nítido o quanto Carlos amadure ao longo do livro, ele começa a perceber que no mundo nem todos são iguais, e por isso existem diversas formas de ser e amar, eu adorei esse protagonista, embora no inicio ele tenha tido uma postura errada frente ao amigo, achei linda a forma com que ele se abre e passa a entender melhor o mundo a sua volta.


" Mas, quando escolhemos ser amigo de uma pessoa, escolhemos aceitas as qualidades e os defeitos que essas pessoas trazem consigo, porém, como somos tão egoístas, só queremos para nós o que as pessoas têm de bom porque é bem mais fácil de se aceitar".


Já Marcio é lindo, um garoto doce, amigo e companheiro, gostei muito de ver ele enfrentando todos e enfim aprendendo mostrar ao mundo como ele realmente é. Um dos ponto que me cativou mais nessa narrativa é a maneira como o autor trabalha a amizade de Carlos e Marcio, os dois são como irmãos e se respeitam mais do que tudo. O livro é cheio de personagens que eu amei, como Lucia e Flávia, mas quero destacar duas figuras : Dona Luíza mãe de Carlos pois inicialmente assim como o filho tem um modo de ver o mundo bem restrito; e também Nazaré, uma figuraça,  ao longo da narrativas ela dá ao leitor várias lições lindas de vida, além disso a Drag Queen é responsável por ajudar Dona Luíza abrir a mente e ampará-la nos momentos difíceis, e caro leitor guardem o que eu digo, muitos momentos difíceis rolaram.

O ponto forte desse livro é a escrita do autor, que nós deixa preso do inicio ao fim, bem como sua capacidade de fazer com que o leitor analise a homofobia.
Dielson Vilela têm 28 anos e é um de nossos autores nacionais, natural de Recife/PE. Sua primeira obra alcançou, em curto período, mais de 9 mil leitores, impulsionando-o a levar a trama para a publicação em papel: “O meu melhor amigo é gay".

Um livro envolvente com um final surpreendente, guardem seus corações para o desfecho pois essa história não é  sobre um mundo lindo, mas sim sobre verdades, e um mundo preconceituoso.




Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS