Como faço para ler tanto?!

27 abril 2017

Olá galera! Tudo bom com vocês?

Espero que sim. Sei que já falei incontáveis vezes e até fiz um post, sobre minha meta de contabilizar as leituras, além do objetivo de ler 60 livros esse ano, ou seja mais do que um por semana. Mas, hoje o post será sobre uma pergunta que eu escuto constantemente: “ Como você lê tanto? ”



Para responder essa questão separei 5 hábitos que aplico constantemente, porém preciso destacar que eu encaro a leitura como algo natural, amo ler desde criança o que facilita. Se você não for como eu e não gostar de ler, mas ainda assim quer aumentar suas leituras, será mais difícil, mas não impossível.


  
1-Pesquise

Todas as vezes que vou iniciar uma nova leitura procuro pesquisar antes, leio a sinopse do livro e muitas vezes resenhas, isso me ajuda identificar se vou ficar satisfeita com a história. Outro benefício dessa prática é que muitas vezes durante a pesquisa acabamos nos deparando com outros títulos que podem despertar a curiosidade. Parece bobeira, mas esse hábito ajuda muito, pois um livro que não agrada acaba sendo um problema.



2- Leia o que realmente goste

Muitas vezes somos levados a ler livros que estão na moda, contudo é importante que a leitura te traga prazer, por isso precisamos selecionar os gêneros que mais nos identificamos, se você ainda não descobriu o que gosta não se preocupe, porque ao pesquisar antes conseguirá identificar, e quanto mais ler mais aprenderá sobre seu gosto. No meu caso, sou bem eclética em relação ao assunto da narrativa, o que me chama mais atenção são os cenários e os personagens. Uma dica para aprender mais sobre seu eu leitor é atentar-se as editoras, pois elas costumam seguir uma linha, a exemplo disso temos a editora Arqueiro (link) para os leitores de romance de época, não que eles tenham apenas livros desse gênero, mas podemos citar vários exemplos de livros que foram e são sucesso, como os livros da autora Julia Quinn, conceituada como a nova Jane Austen.




3- Leia em todos os lugares

Leia em qualquer lugar, seja no seu quarto ou na fila do banco, leia. Eu sempre tenho um livro na minha bolsa, as vezes até mais de um. Sabe aquele tempinho vago? Nos meus eu sempre estou com um livro em mãos. Mas atenção, é importante respeitar o seu próprio tempo, pois se sobrecarregar não ajuda, nada adianta ler horas seguidas e não prestar atenção, ou ficar dias sem ler depois desse episódio. Mas caso tenha um tempo livre, esteja sempre preparado.




4- Priorize a leitura

Sim a leitura é uma prioridade em minha vida. Todos temos aquela atividade que fazemos quando estamos em casa, alguns não perdem uma novela ou série, tem também os fãs de filmes, mas como ler é algo que priorizo, muitas vezes deixo de lado essas ocupações e vou pegar um livro. Priorizar não significa abdicar de todas as coisas que gosta e sim dar certa preferência.




5- Transforme em um hábito diário

Algo que comecei esse ano e está tendo resultados positivos é ler todos os dias. Não importa que seja apenas algumas páginas, quando você se dispõe a trazer a leitura para o seu dia-a-dia as repercussões são excelentes, sua concentração melhora muito, sua linguagem e escrita também, e para os que assim como eu querem aumentar os livros lidos é visível o fruto desse hábito.



Bom, é dessa maneira que leio tanto, espero que tenham gostado e que tenha sido útil minhas dicas.



Beijos.

Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS