Especial Romance de Época: O Chá das Cinco

30 janeiro 2018

Oi galera, tudo bom?

Qual leitor de Romance de Época que nunca se perguntou porque os ingleses tomam tanto chá? E de onde veio esse costume? 
Bom, eu sempre tive curiosidade para saber. Amo um chá e melhor ainda se for em um dia de friozinho com a companhia de um livro, por isso o Especial Romance de Época de hoje vai falar sobre o Chá das cinco.
Então preparem seus bules de chás e algumas bolachinhas amanteigadas e bora descobrir!!!


 O chá das cinco ou como os ingleses o chamam, Five O'clock Tea, é o momento onde todos os ingleses param o que estão fazendo e vão apreciar uma bela xícara de chá com biscoitinhos. 
Essa é uma tradição antiga algumas fontes dizem que o costume surgiu no século XVII em terras portuguesas e que viera por meio de um princesa portuguesa que casou-se com um inglês e impôs o costume. Devido a sua classe, nobreza e bons costumes, as classes elevadas começaram a imita-la. Contudo, foi no século XIX e por causa de uma duquesa com o apetite aguçado que o costume caiu nas graças da burguesia, acontece que Anna Maria Russel Duquesa de Bedford sempre sentia fome entre o almoço e o janta e pedia chá com guloseimas para saciar-se. 

Inicialmente o chá das cinco era um costume apenas de aristocratas e burgueses. A ocasião era comumente usada para convidar personalidades importantes e exibir toda a prataria e porcelana da casa.
De lá para cá, a tradição caiu nos encantos da população e atualmente o chá das cinco é uma tradição, contudo as cinco horas é apenas um horário simbólico, já que não mais existe um horário fixo, ele é servido no meio da tarde.

Outro fator importante até hoje nessa tradição é a forma de preparo do chá, visto que todos os ingleses são exigentes nesse quesito. O chá mais popular é o chá preto e esse deve ser preparado na hora e seguindo corretamente as instruções de embalagem. Além disso, eles costumam consumi-lo com leite, sendo esse adicionado em temperatura ambiente. O tanto de leite a ser adicionado é um fator opcional.
Imagem retirada da internet*

Espero que vocês tenham gostado do especial de hoje.

Beijos.

Referências: http://www.mexidodeideias.com.br/viagem/como-surgiu-o-cha-das-cinco-na-inglaterra/
https://www.chabeneficios.com.br/como-surgiu-o-cha-das-cinco-na-inglaterra/

10 comentários

  1. Olá Joyce, tudo bem?

    Eu sou fã de romances de época, então gosto de saber das coisas relacionadas a este universo. Não sabia da origem do chá das cinco, mas achei interessante e foi uma ótima ideia mesmo,rs.

    Beijos!
    Http://excentricagarota.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Nossa que interessante, não sabia da história por trás do chá das cinco inglês. Parabéns pela postagem, como fã dos romances de época, confesso que todas as curiosidades relacionadas ao passado prendem minha atenção. Amei ficar por dentro dessas informações. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola, eu amo romance de época e essa informação é super interessante eu não sabia disso. E é bom saber amei o post

    ResponderExcluir
  4. Que legal.
    Eu ja sabia sobre o famoso chá das cinco, mas não sabia ao fundo a história.
    Adorei seu post!!!
    Deu até vontade de tomar um chazinho.. rs

    Beijinhos!

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Joyce!!!
    Eu amo romance de época e sempre me fiz essa pergunta kkkkkk confesso que já experimentei o chá com leite e é muito gostoso! Até descobri que alguns ingleses usam o leite para deixar o chá na temperatura agradável para o paladar, e alguns até dizem que não pode ser mais que dois dedos de leite em cada xícara! Acho que também fiz o dever de casa!!
    Amei o post!!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  6. Oiee Joyce ^^
    Eu sempre achei que o costume do chá das cinco teria sido imposto pela rainha Victoria durante seu reinado...haha'
    Acho interessante, sempre mencionam nos romances de época mesmo, né? Como adoro o gênero, sou doida para viajar para a Inglaterra e tomar um chá com biscoitos no estilo que é descrito nas histórias *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce.

    Eu não sou de ler muito romances de epóca, mas também sempre tive curiosidade sobre o chá das cinco. Achei bem interessante sua postagem e pode ter certeza que ajudou esclarecer bastante. Deixou até vontade de começar um romance do gênero. Parabéns pela postagens.

    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Sabia brevemente sobre isso e acho muito interessante! Uma ótima informação a se passar a todos. Parabéns! :)
    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Nossa que legal eu não sabia, parece que essa época era tão melhor kkkkk, porém não tínhamos essa liberdade que temos hoje. Amo demais Chá, mas que bom saber disso, uma informação gratificante.

    Jhenny Alves

    https://sussurrandosonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem? Que post mais interessante. Engraçado como é algo que sempre ouvimos, mas nunca fomos atrás pra saber mais detalhes não é mesmo? Vi em alguns filmes que era tomado com leite mas nunca pensei que era assim mesmo. Fiquei curiosa para experimentar rs Beijos da corujinha, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS