Especial Romances de Época: Títulos de Nobreza

19 janeiro 2018

Olá galerinha! Tudo bom?

Desde o inicio do ano passado venho lendo mais histórias de um gênero literário que ganhou o coração de muitos leitores: O Romance de época, e adivinhem ? eu amei.
Contudo, muitas vezes fico um pouco perdida em alguns aspectos relacionados com a cultura e costumes dos ingleses no século XVIII e XIX, por isso decidi fazer uma série de posts destacando alguns detalhes sobre os romances de época.
Como esse é nosso primeiro post decidir falar sobre um assunto que sempre me deixou desorientada que é os título de nobreza, afinal o que exatamente são eles? O que é um visconde ou duque? Quais as diferenças?


Os títulos nobiliárquicos ou títulos de nobreza foram criados no século V com o objetivo de estabelecer relação entre o titular e o monarca no que se diz respeito a conquista e administração de terras. Os títulos eram dados apenas pelo Rei que era o principal monarca e era considerado uma honra. A partir do século IX, esses passaram a ser hereditários, ou seja, eram passados  de geração em geração, sempre do pai para o filho, na falta do herdeiro homem passava-se para o sobrinho mais velho, e na falta desse, o homem que se cassasse com a filha mais velha. Por esta razão dizia-se obrigação da nobreza casar-se e gerar herdeiros. No entanto, no início do século XX ouve a "queda"desses títulos, mas ainda hoje na Inglaterra temos alguns membros da nobreza  e ter mantido esses títulos confere certo prestígio social.
Sendo assim, vamos aos título em ordem de importância:

Duque/ Duquesa: Esses eram tratados como Vossa Alteza e eram o mais elevado título de nobreza depois do rei, recebiam grandes extensões de terra.

Marquês/ Marquesa: Esses eram como Vossa Senhoria e eram o título abaixo dos duques, também recebia, grandes pedaços de terras e eram responsáveis pela defesa militar protegente as terras de invasores.

Conde/ Condessa: Esses eram tratados como Vossa Senhoria, atrás de Marquês, participantes do conselho particular do monarca.

Visconde/ Viscondessa: Esses também tratados como Vossa Senhoria, sua maior função era substituir os Condes, caso esses precisassem se ausentarem.

Barão/ Baronesa: Tratados como Vossa Senhoria, o título era disposta a súditos que se destacavam em sua comunidade ou os mais fieis. Esses administravam terras menores.

Espero que tenham gostado e que ajude nas próximas Leituras.
Beijos!!!

11 comentários

  1. Oi Joyce, na época que eu comecei a ler romances de época eu ficava bem confusa com os termos, tive que procurar pra entender, por isso achei muito bacana sua postagem!!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Leio poucos romances de época, mas já li alguns e acho muito bacana a linguagem, e a descrição dos ambientes e vestimentas. Muito bacana seu post como um dicionário para os iniciantes na leitura :)

    http://www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei as sugestões eu gosto muito de romances
    Amei o blog e te sigo

    Visite o meu blog e nos siga por favor
    http://coisasdecrespasoficial.blogspot.com/2018/01/o-que-eu-achei-1-ira-dos-anjos.html

    ResponderExcluir
  4. Oi Joyce, tudo bem?
    Adorei o post, essas nomenclaturas sempre confundem todo mundo neh!
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir
  5. Amo romances de época, meu sonho usar um daqueles vestidos enormes e lindos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Heey!
    Eu ainda nao li nenhum romance de epoca (ce acredita?) Enfim, eu tenho muitas dificuldade quando eu assisto algum filme mais antigos e tem pessoas com esses titulos, me parecem estar na mesma posição as vezes rrsrs.
    otimo post, abraços

    ResponderExcluir
  7. Oi Joyce! Achei bem legal a sua ideia de trazer um esclarecimento sobre os títulos de nobreza. São tantos, que podemos ficar confusas. Acho que o único que eu sabia mesmo do tratamento era de Duque/Duquesa, por causa da Família Real Britância - Oi The Crown haha -, o resto não tinha ideia! E eu também ando apaixonada pela gênero. Ainda li menos do que gostaria, mas espero aumentar a lista esse ano! Ótimo post. Beijos

    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Joyce!!
    Eu também sou nova nesse gênero, mas eu só sei dizer que estou amando tudo que tenho lido. Eu tinha um enorme preconceito e agora cada vez mais incluo um romance de época na minha lista de leitura.
    Amei seu post, pois sempre gera aquela dúvida de quem é mais importante na sociedade rs
    Bjs
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  9. Ah, muito legal o post! Mas tu acredita que eu nunca li romance de época? Mas tem alguns livros do gênero na minha lista hehehe

    http://porentreoslivrosoficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esses nomes sempre me confundem, obrigado por esclarecer.
    Li esses dias Memorias póstumas de Brás cubas, e é de época, achei a leitura magnifica! Recomendo.

    ResponderExcluir
  11. Olá Joyce, adorei seu post! eu tb sou bibliotecária apaixonada por romances de épocas. Você é de onde, qual cidade?

    ResponderExcluir

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS