Especial- Sexta Feira 13

13 abril 2018

Olá Bookaholics, tudo bom?

Hoje é sexta-feira 13 o dia conhecido como dia do azar e por isso título de livros e filmes, tema para várias histórias macabras e inspiração para as mais horripilantes narrativas. Por isso, resolvi fazer um post totalmente diferente do que vocês estão acostumados a ver aqui no Porre de Leitura e Livros.

Como surgiu a  lenda da Sexta treze? alguém já parou para pensar sobre isso? Não? 
Então bora lá que a postagem de hoje vai contar um pouquinho sobre o surgimento dessa lenda.


A data é permeada de crendices e histórias várias, ela vai mudando de acordo com o povo e a cultura local, depois de algumas pesquisas encontrei as principais lendas sobre essa data.
A primeira e uma das lendas mais conhecidas mundialmente conta que Jesus Cristo foi perseguido e crucificado nessa data. Além disso, fala-se também que sua última ceia foi celebrada com treze pessoas, ele e seus doze discípulos. Juntando as duas coisas temos a explicação para essa data.

Ainda nessa linha de pensamento temos uma teoria que afirma que Adão e Eva comerão do fruto proibido em uma sexta-feira 13 e seguindo a onda de terror Caim tria matado Abel nesse mesmo dia.
Alguns consideram relacionam com o livro do Apocalipse, pois treze é o capítulo onde fala-se do anticristo (a besta).

Outra teoria encontrada é explicada pela numerologia que aponta o número 13 como um número irregular. Ele vem após o 12 que é considerado algo completo, 12 meses no ano, 12 apóstolos e assim vai...

Temos também a lenda associada a Frigga, a deusa da fertilidade. Teoricamente ela se reunia todas as sexta-feiras com mais 11 bruxas e um demônio, totalizando 13, rogando pragas nos humanos.

E por fim temos uma explicação na história. Estudos remontam que o rei Felipe IV sentindo-se ameaçado pelo poder da igreja tentou se associar com um grupo religioso denominado Cavaleiros Templários, mas que foi recusado e por isso orquestrou uma perseguição dos templários em uma sexta feira 13 (13 de outubro de 1307).

Ficou claro que essa data é permeada por várias lendas e teorias , não sabemos ao certo qual é a correta mas todas são um pouca macabras rs...
Mas me falam vocês gostam de histórias de terror? Qual o livro e o filme mais horripilante que mais gostam?
Eu amo um filminho do gênero e adoro as histórias do Edgar Allan Poe.


Referências:

PORTAL SÃO FRANCISCO. Origem da Sexta-Feira 13. Disponível em: www.portalsaofrancisco.com.br/curiosidades/origem-da-sexta-feira-13.
OBSERVADOR. Sexta-feira 13: o azar nasceu em França. Disponível em: https://observador.pt/2015/03/13/sexta-feira-13-azar-nasceu-franca/.
BRASIL ESCOLA. Sexta-feira 13. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/sextafeira-13.htm





Nenhum comentário

Postar um comentário

© BLOG PORRE DE LEITURA E LIVROS- TODOS OS DIREITOS RESERVADOS | Design e Programação por MK DESIGNER E LAYOUTS